Netspaces Logo

Propriedade digital

O que são imóveis digitais?

Agora os imóveis podem ser transacionados totalmente online, com a facilidade de um PIX, e divididos em partes pequenas para a compra de um ou vários proprietários.

Por que precisamos de imóveis digitais?

Todas as tarefas do dia a dia de uma pessoa nos dias de hoje podem ser resolvidas pelo celular, digitalmente.
Desde fazer as compras no mercado pagando com PIX até a gestão do seu dinheiro nos aplicativos dos bancos.

Apesar de tantas evoluções, o mercado imobiliário continua preso à processos tradicionais e burocráticos. Ainda que seja possível encontrar anúncios de imóveis em portais imobiliários, no momento em que alguém decide comprar ou vender uma casa ou apartamento, ou até mesmo dar como garantia para obter crédito, parece que voltamos no tempo. Uma transação imobiliária pode durar de 30 a 60 dias considerando que a documentação esteja toda correta. Um contraste com os 2 minutos da realização de um PIX.

A boa notícia é que uma nova tecnologia, chamada blockchain, chegou para possibilitar que ativos como bens imóveis possam ser transacionados de maneira inteiramente digital, de forma fácil e simples, como tem que ser. Isso ocorre através do que chamamos de "tokenização de ativos".

Blockchain e a tokenização de ativos

As redes blockchain permitem a criação de ativos digitais únicos. Diferente de um arquivo do seu computador, que pode duplicado e enviado por e-mail para alguém mantendo sua cópia original, um token em uma rede blockchain não pode ser copiado. Os proprietários de um token são registrados na rede blockchain, como se fosse um livro único de registros que todos podem conferir, mas ninguém pode alterar. Assim, se algum proprietário transfere seu token para outra pessoa, é feito um novo registro para atribuir a propriedade do token ao novo proprietário.

A tokenização de ativos é o processo pelo qual vincula-se um ativo real a um ativo digital (criptoativo) que é um token registrado em uma rede blockchain. Existem tipos diferentes de tokens, diferentes redes blockchain e diferentes maneiras para tokenizar ativos. O tipo de token adequado para representar imóveis é o NFT (Non-Fungible Token), pois é justamente feito para ativos únicos, chamados não fungíveis.

A propriedade digital e o RGI

A netspaces é a criadora do regime jurídico chamado de "Propriedade Digital", o único que cria um vínculo bidirecional entre o token e o imóvel, ou seja, o token traz informações sobre a matrícula no RGI, e a matrícula carrega os dados do token. Com este vínculo bidirecional, os proprietários digitais gozam de duas camadas de segurança: o RGI e a Blockchain.

A propriedade digital viabiliza a realização de negócios relativos a imóveis (compra e venda, doação, etc.) de modo inteiramente digital. Assim, um imóvel estar em regime de propriedade digital significa que ele é capaz de ser comprado e vendido (e também doado) de forma online, através da plataforma netspaces.

A gestão dos imóveis é feita na palma da mão, no celular, por meio de uma carteira digital de imóveis. Há muita semelhança com os aplicativos de bancos, que fazem a custódia do dinheiro de seus clientes.

O que muda com a propriedade digital?

Pense em um computador sem internet e um computador com internet. No final dos anos 90 estávamos começando a explorar o potencial da tecnologia. Hoje, décadas depois, vivemos uma realidade completamente diferente. A criação da propriedade digital é como se finalmente conseguíssemos ligar um imóvel na internet: o número de possibilidades é enorme, e estamos apenas começando.

A velocidade das transações é a primeira característica que se destaca. Com poucos cliques podemos comprar e vender um imóvel. A facilidade e a praticidade são outras características maravilhosas. Os processos antigos e complicados dão lugar à experiência de uso no celular. O crédito imobiliário se torna instantâneo, financiamentos idem. Podem ser concedidos ou renegociados em segundos.

Tudo isso é incrível, e já devia ter sido feito há muito tempo. No entanto, tem algo que muda completamente a maneira como nos relacionamos com imóveis: agora qualquer pessoa pode ser dona de um imóvel!

Isso porque a propriedade digital pode ser fracionada, permitindo a compra de um percentual tão pequeno quanto se queira imaginar. Assim, se antes era necessário juntar dinheiro por muito tempo, agora você pode guardar seu dinheiro convertendo ele em frações de imóveis. Se seus imóveis estiverem alugados, você receberá aluguéis de forma proporcional ao percentual que detém do imóvel.

A netspaces, empolgada com essa inovação, criou a Assinatura de patrimônio, que permite o acúmulo mensal de frações de imóveis. Conheça mais aqui.

A gestão dos imóveis é toda realizada pelos seus proprietários digitais através da carteira digital de imóveis, que pode ser criada gratuitamente no site da netspaces. Crie a sua aqui.

Toda inovação gera curiosidade!
Quer detalhes?
Dá uma olhadinha na nossa
Central de ajuda